ASEBEX e Japan House promove bate-papos sobre intercâmbio no Japão

Pensando em fazer um intercâmbio? Já imaginou considerar o Japão como destino? Para tirar dúvidas sobre como é estudar no aís asiático, a Japan House São Paulo realiza uma série de bate-papos gratuitos.

O evento, em parceria com a Study in Japan e com a Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão (Asebex), terá palestras, encontros e conversas. Os encontros acontecem no primeiro na Japan House São Paulo, na Avenida Paulista, nos dias 21 e 28 de outubro e 4 de novembro, das 14h às 18h.

Os participantes terão acesso a materiais exclusivos sobre cursos e bolsas de estudos em diversos institutos de ensino japoneses, além de conhecerem experiências de intercâmbio de estudantes que participaram do projeto.

A ideia é auxiliar os interessados em estudar no Japão com a ajuda de profissionais especializados, como o coordenador regional do projeto Study in Japan Global Network South America, Rodrigo Fernandes; o jornalista esportivo especializado no futebol japonês e voluntário na Asebex, Tiago Bontempo; e a consultora e coordenadora de projetos para o intercâmbio cultural online entre alunos graduandos brasileiros e japoneses, Ana Cons Bacilla.

Palestras de Bolsas de Estudos no Japão

No dia 5 de novembro, a Japan House e a Asebex realizam uma série de palestras de curta duração (em torno de 15 minutos) sobre programas de bolsas de estudo e de estágio no Japão, apresentando objetivos, requisitos e regras gerais.

Na primeira rodada de conversas, às 13h30, o foco serão programas voltados para descendentes de japoneses (nikkeis), como Kenpi Ryugaku e Kenpi Kenshuu (bolsas de estudo ou estágio pelas Associações de Descendentes das Províncias do Japão), Nippon Zaidan (Projeto Realização do Sonho) e Japan International Cooperation Agency – JICA (Intercâmbio para jovens do ensino fundamental, médio e universitários, cursos técnicos, especializações, treinamentos e pós-graduação).

O segundo bloco, às 15h, irá abordar programas abertos para não-descendentes e descendentes, como os oferecidos pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, do Governo do Japão – MEXT (graduação, pós-graduação, língua e cultura japonesa, treinamento para professores), pela Japan Exchange and Teaching Programme – Jet Programme (estágio em Coordenação de Relações Internacionais) e pela Fundação Japão (pós-graduação em estudos japoneses).

Ao final de cada apresentação, os participantes ainda poderão tirar dúvidas com os representantes das entidades e com ex-bolsistas.

Study in Japan na Japan House São Paulo
Quando: dias 21 e 28/10, e 4/11 (sextas-feiras), das 14h às 18h
Onde: Sala de Seminários da JHSP (Avenida Paulista, 52, 1º andar)
Entrada gratuita

Asebex – Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão
Quando: 5/11 (Sábado), das 13h30 às 15h15; das 15h15h às 17h50
Onde: Sala de Seminários da JHSP (Avenida Paulista, 52, 1º andar)
Atividade gratuita

Deixe um comentário