10 de junho de 2020

Associação de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei realiza primeiro encontro com transmissão online

Por Erika Yamauti

O primeiro Encontro Online da Associação de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei, realizado no dia 09 de junho pelas plataformas do Zoom e Facebook, foi um verdadeiro sucesso.

O encontro reuniu mais de 200 pessoas, entre autoridades convidadas, ex-bolsistas do Brasil e de outros países da América Latina, líderes da comunidade nikkei e representantes da Embaixada do Japão no Brasil e do próprio Ministério das Relações Exteriores do Japão (Gaimusho), além de interessados em geral que puderam acompanharam a transmissão ao vivo pelo Facebook.

O presidente da Associação, Jairo Uemura, iniciou a reunião, e o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, abordou o cenário atual do Japão no enfrentamento à pandemia do Covid-19.

O primeiro ex-bolsista da Associação, dr. Kazuo Watanabe, fez sua apresentação. “Ser escolhido para a bolsa Gaimusho é uma grande honra, significa que o governo japonês enxerga em cada bolsista a dedicação e as qualidades que serão potencializadas com essa experiência. O aspecto mais positivo está na mudança de mentalidade: o bolsista entende e passa a admirar mais o povo japonês e sua própria identidade”

Em seguida, os novos bolsistas se apresentaram: Alessandra Koga (Criciuma), André Kondo (Taubaté), Erick Takeda (Porto Alegre), Karla Izumi (Goiânia), Fernanda Gushken (São Paulo) e Masaki Ninomiya (Rio de Janeiro). Eles estiveram no Japão no começo do ano, pouco antes do início da pandemia, e fizeram relatos emocionantes sobre a experiência da bolsa e reflexões sobre a identidade nikkei, além de apresentar seus planos agora que retornaram ao Brasil.

“Depois que voltei, em tudo que eu faço, coloco um pouquinho do Japão, e espero retornar para lá em breve”, comenta a radialista Ale Koga, que está estudando japonês.

“Trabalho próximo às comunidades carentes no Rio de Janeiro, onde muita gente acha que está destinado a uma história de miséria. Com essa experiência, a reflexão que fica é: por que não mostrar que existe outro caminho?”, aponta Masaki Ninomiya, que é militar e pretende atuar mais próximo à comunidade local após a pandemia.

“´Você se torna responsável pela divulgação dos valores e da cultura japonesa no Brasil. É um verdadeiro privilégio”, resume o escritor e editor André Kondo, que já participa de diversos projetos e eventos de cultura japonesa no Brasil, através da Associação Nikkey Bungaku.

O cônsul geral, Yasushi Noguchi, acompanhou a transmissão até o final. “Ouvindo as palavras dos participantes, sinto que eles reconhecem novamente a identidade nikkei, sua origem, que estava se perdendo, e esse é um resultado importante do programa Gaimusho Kenshusei. É muito bom ver que os jovens estão retomando essa identidade nikkei. Parabéns a todos pela iniciativa”. A vice-cônsul Reiko Nakamura também participou da reunião.

“Graças à tecnologia, pudemos nos adaptar e realizar esse primeiro evento online, esperando que nosso encontro presencial seja retomado quando possível. Damos nossas boas vindas aos  novos bolsistas, os primeiros da era Reiwa. Tive a honra de participar do processo de seleção final e fiquei impressionado com o alto nível dos candidatos. Como são poucas vagas, os candidatos não devem desistir, continuem se inscrevendo para o processo seletivo da bolsa”, recomendou Tério Uehara, diretor de bolsas da Associação.

A transmissão foi encerrada com a divulgação do próximo evento que terá apoio e participação dos ex-bolsistas Gaimusho: a Comemoração do Dia Internacional do Nikkey, que será realizada no dia 20 de junho a partir das 20h00, no www.youtube.com/bunkyodigital.

Assista a transmissão pelo link https://www.facebook.com/watch/?v=2480363692276344.

Acompanhe as redes sociais da Associação de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei para saber dos próximos eventos e atividades.