12 de maio de 2020

Bunka Matsuri acontece nos dias 23 e 24 de maio, agora no formato #emcasa!

Por Erika Yamauti

Bunka Matsuri #emcasa propõe um formato inovador para os festivais da cultura japonesa em tempos de pandemia. O evento será realizado em formato digital, para que todos possam ter contato com a cultura japonesa sem sair da segurança de suas casas.

Novos tempos requerem soluções criativas. Em meio à pandemia mundial da Covid-19, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, promove, nos dias 23 e 24 de maio, o Bunka Matsuri #emcasa, uma versão digital da tradicional festa da cultura japonesa. O evento será online, transmitido pelo Youtube e Facebook, a partir das 13 horas, nos dias 23 e 24 de maio.

A solução inovadora foi motivada pela atual situação que o mundo está vivendo com a pandemia. Com aglomerações proibidas, medidas de distanciamento social estabelecidas e diversos estabelecimentos com as portas fechadas (o Bunkyo inclusive), centenas de eventos foram adiados.

“Não foi diferente com a edição física do Bunka Matsuri, mas não queremos deixar a data que já estava marcada há meses passar em branco. Nossa ideia é levar um pouco da alegria das festividades nikkeis aos lares de seus admiradores e uma mensagem de otimismo para juntos superarmos esta fase de adversidades, além de agradecer tantas pessoas que apoiaram o evento nos últimos anos.”, afirma Hugo Teruya, coordenador geral do Bunka Matsuri.

Reuniões da comissão organizadora tem sido realizadas por videochamada.

Essa edição especial está estruturada em blocos que abordam diferentes temas, com a participação de convidados amplamente reconhecidos em suas áreas de atuação. Todo o conteúdo foi especialmente selecionado para proporcionar uma intensa interação com o público e, assim, viabilizar uma rica divulgação da cultura japonesa, da tradicional até a contemporânea, com o propósito de manter viva a conexão entre o Bunka Matsuri e seus admiradores.

O Bunka Matsuri #emcasa tem a participação confirmada da chef Telma Shiraishi, do Restaurante Aizomê, e de Simone Xirata, proprietária do Jojo Ramen. Ambas trarão deliciosas receitas que podem facilmente ser feitas em casa com a ideia que os espectadores possam vivenciar um pouco do Bunka Matsuri em uma refeição com toda a sua família.

A presença de artistas que animam os palcos dos festivais e já são bem conhecidos pelos frequentadores desses eventos também está garantida. Seguindo a linha inovadora do Bunka Matsuri #emcasa, a participação deles irá além de apresentações musicais ou de dança e o público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre suas vidas e carreiras, com interação por meio de perguntas.

A novidade do evento são os convidados especialistas em mangás e animes para conversar e esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o vasto e encantador universo otaku, que desperta cada vez mais interesse e entusiasmo de diversos jovens, das mais variadas gerações, em todos os cantos do Brasil.

“O Bunka Matsuri #em casa é uma mensagem de afeto e otimismo, carinhosamente preparada por e para admiradores da cultura japonesa, cientes da importância de cuidarmos uns dos outros e esforçados para manter viva os laços que unem a cultura japonesa e seus admiradores.”, ressalta Teruya.

Mais detalhes sobre o Bunka Matsuri #emcasa, a programação detalhada e novidades podem ser obtidas pelo site http:///bunkamatsuri.org.br e pelas redes sociais do evento: @festivalbunkamatsuri no Instagram e Facebook.

SERVIÇO
Bunka Matsuri #emcasa
23 e 24 de maio
A partir das 13h
Plataformas: Youtube e Facebook
http:///bunkamatsuri.org.br
Informações: Instagram ou Facebook @festivalbunkamatsuri

Reunião da comissão organizadora, antes das medidas de isolamento social