Coletivo Oriente-se lança filme “A Caixa”

A espera está acabando! “A Caixa”, um curta premiado em festivais nacionais e internacionais, mostrando uma relação familiar delicada, estreia no dia 08/02 no canal de Youtube do Coletivo Oriente-se (YouTube.com/coletivoorientese).

Dirigido por Renata Jesion e estrelado pelas atrizes Cristina Sano, Kazue Akisue e Ligia Yamaguti, o filme percorreu importantes festivais de cinema no mundo e agora estará disponível para todos assistirem pelo Youtube.

“O curta ter sido selecionado por tantos Festivais importantes e ter ganhado o ISA, independente Shorts Awards, de Hollywood, como melhor curta de crime e o Festival de Muriaé, melhor direção, só nos faz acreditar que estamos percorrendo um caminho importante para a pavimentação de uma continuidade no audiovisual brasileiro”, afirma a atriz Cristina Sano, do Coletivo Oriente-se.

Cristina é atriz, formada pela Escola de Arte Dramática – Eca/USP e foi uma das primeiras atrizes de ascendência oriental a compor o elenco de teledramaturgia da TV Globo, com as novelas “Roda de Fogo”, “Bebê à Bordo”, “Zazá”, “Pé na Jaca”, “Morde e Assopra” na TV Globo, “Chiquititas” no SBT, além de séries como “O Caçador” na TV Globo. No cinema participou dos longas “Cidade Oculta”, “Dois Coelhos”, entre outros. 

“O curta é resultado de um longo processo de realização de curtas metragens do Oriente-se, cada um com uma equipe diferente! Um processo belíssimo, onde somamos as expertises dos artistas do grupo, como a escrita de roteiros e também a preciosa colaboração de profissionais fantásticos que se juntaram ao grupo, como diretores, diretores de fotografia, som e diversos outros profissionais”, explica Cristina.

Desafio da representatividade

As dificuldades de fazer e viver o cinema no Brasil continuam afetando a produção, especialmente quando falamos de representatividade amarela. “O fazer cinematográfico é sempre um desafio no Brasil, e mais ainda no governo atual. O cinema com atores amarelos, então, é quase uma raridade no Brasil! É urgente que tenhamos dentro de todo o escopo de profissionais do cinema, pessoas das mais variadas etnias, que escrevam, dirijam e produzam para o audiovisual brasileiro”, comenta a atriz.

O “Oriente-se” é um coletivo formado por atores profissionais brasileiros com ascendência oriental. “O audiovisual (cinema, tv e internet) é um veículo de massa que faz parte da cultura que influencia a população. A diversidade étnica, cultural, social e de gênero traz em si, a marca da miscigenação, onde construímos identidades e representatividades. Todos merecem o pertencimento e essa perspectiva reforça a ampliação de um olhar mais empático em relação ao outro! Como artistas, a nossa expectativa é que a diversidade torne-se um padrão e que isso se reflita em uma sociedade melhor!”, finaliza Cristina Sano.


Coletivo Oriente-se – Lançamento do filme “A Caixa”
Data: 08/fevereiro/2022
Horário: 19h00
Link: YouTube.com/coletivoorientese

Ficha técnica

Direção RENATA JESION
Direção de fotografia CESAR ISHIKAWA
Roteiro CARLOS MANI
Elenco CRISTINA SANO KAZUE AKISUE LIGIA YAMAGUTI
Montagem FERNANDA BERNARDINO
Trilha sonora original e violoncelos LAURA KRISTOFF
Técnico de gravação BILLY SCRAPPER
Assistente de câmera LUIS CIPULLO
Assistente de fotografia LUIZ ROTONDI
Som direto MARCELA RIEMSDIJK
Correção de cor HENRIQUE REGANATTI
Edição de som e mixagem PEDRO NOIZYMAN
Direção de arte e coordenação de produção RENATA JESION
Produção de set CARLOS MANI
Maquiagem DANIELA GONC
Pós-produção ZUMBI POST
Correção de cor HENRIQUE REGANATTI
Supervisão de pós GIBA YAMASHIRO
Online CAMILA FERNANDES
Atendimento FABIANA CRUZ

Agradecimentos
NELSON KAO, GIBA YAMASHIRO, HENRIQUE REGANATTI, GABI COSTA, LUIZ FERNANDO MARQUES

Apoio
CENTRO CULTURAL B_ARCO, SANKYO TECHNO STAFF, GRUPO XIX DE TEATRO, ESTÚDIOS QUANTA, ZUMBI POST

Realização: COLETIVO ORIENTE-SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *