Coordenador do projeto Sobreviventes pela Paz participa de homenagem às Vítimas do Holocausto

Ator e diretor Rogério Nagai, coordenador do projeto Sobreviventes pela Paz, participa de homenagem às Vítimas do Holocausto

Uma data em homenagem e memória às mais de seis milhões de vítimas do Holocausto. No dia 27/01 (Dia Internacional em Memória as Vítimas do Holocausto), o diretor Rogério Nagai, idealizador do projeto Sobreviventes pela Paz, esteve presente na homenagem oficial realizada pela comunidade judaica na Congregação Israelita Paulista (CIP), a convite do presidente da FISESP – Federação Israelita do Estado de São Paulo.

O ato reuniu autoridades políticas, líderes comunitários, líderes religiosos e sobreviventes do Holocausto, e foi realizado não somente em memória às vítimas, mas principalmente contra o antissemitismo, o racismo, a desinformação e a discriminação que estão crescendo no Brasil e no mundo.

Jovens acendem as velas da Menorá (Rogério Nagai à direita)
Crédito da foto: Milton Gevertz – Congregação Israelita Paulista

Devido às restrições impostas pela Covid-19, os sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima não puderam estar presentes na cerimônia, mas o diretor Rogério Nagai representou pela primeira vez a comunidade nipo-brasileira no evento, acendendo as velas da Menorá (candelabro que representa a luz da Torá, um dos principais símbolos judaicos) e encontrando o sobrevivente romeno Sr. Joshua Strul, de 89 anos (foto). A cerimônia foi encerrada com uma bênção aos sobreviventes. 

“Recebi o convite com muita honra e emoção, e como idealizador do projeto Sobreviventes pela Paz, e descendente da província de Hiroshima, fui representando a comunidade nipo-brasileira, junto aos sobreviventes do Holocausto, autoridades e lideranças, para acender as velas da Menorá. Pude conhecer o sobrevivente romeno Sr. Joshua Strul, de 89 anos, pura simpatia e uma lição de vida. Gratidão imensa à CIP e FISESP pelo convite e pela parceria, estamos juntos nessa causa! Shalom!”, comentou Nagai.

O ator e diretor Rogério Nagai e o sobrevivente romeno Joshua Strul, de 89 anos
Crédito da foto: Lika Shiroma – jornal Nippon Já

Sobre a data

A Assembleia-Geral da ONU designou o dia 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, pois nessa data, em 1945, ocorreu a libertação dos prisioneiros de Auschwitz, o maior e mais conhecido campo de extermínio nazista, localizado no sul da Polônia, pelo Exército soviético. Dentre as milhões de vidas perdidas, a maioria eram judeus, que foram perseguidos implacavelmente em todos os países ocupados pelos nazistas. Estimam-se que tenham sido assassinados mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto.

Sobreviventes do Holocausto

A ideia do projeto “Sobreviventes do Holocausto” surgiu em 2016, a partir do sucesso do espetáculo “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, realizado com os próprios sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima residentes no Brasil, que já emocionou mais de 10.000 pessoas, em mais de 25 apresentações. 

Com a repercussão e crescimento do espetáculo, a equipe da Nagai Produções busca agora dar voz às vítimas de outros genocídios da humanidade, com o objetivo de preservar a memória, compartilhar experiências através dos próprios sobreviventes, além de semear a cultura de paz, para que tais crimes contra a humanidade nunca mais se repitam. 

Desde 2019 o espetáculo “Sobreviventes do Holocausto” tem sido inscrito em vários tipos de editais e leis de incentivo em busca de apoiadores e patrocinadores, ainda sem obter sucesso. No final de 2021, foi aprovado no ProAC Expresso Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Porém como se trata de um prêmio, os recursos são insuficientes para uma montagem teatral.

Dessa forma, a Nagai Produções realiza uma campanha para que as narrativas dos sobreviventes do Holocausto não se percam no tempo, com a meta de captar R$ 20.470,00 para assegurar a montagem do espetáculo. As doações podem ser feitas pelo link www.catarse.me/holocausto, a partir de R$ 30. Mais informações pelo www.instagram.com/nagaiproducoes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *