Editorial: Brasil se despede do ídolo Pelé

Com muita tristeza, estamos nos despedindo da nossa maior lenda, um símbolo do Brasil no Japão e no mundo, um exemplo de ser humano e superação, que representa o nosso país no inconsciente coletivo.

Em 1977, Pelé foi para o Japão com o New York Cosmos, para dois amistosos contra o Furukawa Denko, disputados no Estádio Nacional de Tokyo como parte do “Pelé Sayonara Games”, marcando a sua despedida dos campos.

No Japão, o ginásio lotado viu Pelé fazer o 1278º gol da sua carreira no segundo tempo, com a vitória do Cosmos por 4-2. No vídeo, selecionamos alguns momentos da partida, e também mostramos o discurso emocionado do rei ao final da partida. Para assistir ao video completo, clique aqui.


Aliás, para os japoneses, o Rei Pelé é conhecido como “キングペレ” (‘Kingu’ Pelé)、mas também podemos dizer sem dúvida nenhuma que ele é o Deus do Futebol “サッカーの神様” (Soccer no Kamisama). Pelé-sama, ありがとうございました (arigato gozaimashita)!Sentiremos a sua falta!

Capa: Foto Facebook Pelé
Pelé – I have many happy memories of Japan, including this one – one of my “Sayonara Games”. After I stopped playing with the Cosmos, I was offered a contract to play there. It was tempting but retirement was the best thing for me. | Facebook. Facebook.com. Disponível em: <https://www.facebook.com/Pele/photos/i-have-many-happy-memories-of-japan-including-this-one-one-of-my-sayonara-games-/2445628302122941/>. Acesso em: 30 dez. 2022.


Video: MVP MITSUI MVP. 1977 Pelé (Cosmos) VS Japan. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1Z5zXAdpLyE&list=PPSV. Acesso em: 30 dez. 2022.

Deixe um comentário