10 de agosto de 2020

Festival do Japão RS será em formato Live, no próximo sábado 15/08

Por Erika Yamauti

Nesses novos tempos, o maior evento da cultura japonesa do Rio Grande do Sul se adapta para versão online. Diante do atual cenário, a comissão organizadora do Festival do Japão Rio Grande do Sul manteve a sua data, sempre realizado próximo ao dia 18 de agosto, dia do imigrante japonês no estado, e adaptou para uma versão online com transmissão nas suas redes sociais (Youtube e Facebook).

A live apresentará conteúdo exclusivo e destacará os melhores momentos das edições anteriores. O evento será realizado no dia 15 de agosto, a partir das 19h com atrações artísticas, depoimentos de autoridades e interações da comunidade japonesa local e participações diretamente do Japão.

O Anime Buzz, evento gaúcho que acontece desde 2010 para público jovem amantes de anime e games, organizado pela Ninja Produtora, presente desde a primeira edição do Festival do Japão RS, faz parte também da programação, ambientando com cultura pop japonesa, e por muita dinâmica e clima descontraído que atraem o público fã de anime.

Além disso, o evento apresenta o seu novo mascote o “gambázinho” animal típico do Rio Grande do Sul, caracterizado com vestimentas japonesas, anunciando “GanBAHTchê”. União de duas expressões tipicamente realizadas na região sul e em japonês.

Ganbatte: significa em japonês algo como “Faça o seu melhor”, “Se esforce”, uma referência motivacional da língua japonesa. Bah! Tchê: Duas expressões de uso coloquial de espanto, admiração e saudação tipicamente utilizada no estado do Rio Grande do Sul. A brincadeira surgiu, no período da pandemia, entre as reuniões da comissão organizadora do evento e todos aderiram como uma forma leve e motivacional que representa bem o espírito gaúcho e japonês.

O evento mantém a parceria realizada com a Rede de Bancos de Alimentos do RS para incentivar doações para mais de 900 entidades assistenciais de todo o estado gaúcho. As doações podem ser realizadas através do QR Code disponibilizado no dia do evento, ou a qualquer momento no site www.bit.ly/livejapao. Nesse momento de pandemia, os Bancos de Alimentos contam mais do que nunca com a solidariedade da população.

“Ano passado estivemos lá em Porto Alegre para a 8º edição do evento e adoramos! Pena que nesse ano não poderemos participar fisicamente, mas pelo menos online, estaremos lá!”, relata a jornalista Erika Yamauti. Confira abaixo o video do evento!

LIVE – FESTIVAL DO JAPÃO RS
Data: 15 de agosto – sábado
Horário: 19h
Mais informações: www.festivaldojapaors.com
www.facebook.com/festivaldojapaors
www.instagram.com/festivaldojapaors