11 de julho de 2020

Gaimusho Kenshusei e JCI Brasil-Japão realizam Despedida e Homenagem ao cônsul geral Yasushi Noguchi

Por Erika Yamauti
Encontro de despedida online reuniu cerca de 60 participantes

A Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho e a JCI Brasil-Japão se uniram para realizar o Encontro online de Despedida e Homenagem ao Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Sr. Yasushi Noguchi

O Encontro aconteceu no dia 10 de julho, com depoimentos de autoridades e representantes das duas entidades, uma retrospectiva de homenagem ao cônsul Noguchi com fotos, palavras do cônsul e um brinde (kampai) virtual no encerramento.

O presidente da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho, Jairo Uemura, iniciou a cerimônia agradecendo a dedicação de Noguchi-san em todas as atividades desenvolvidas em sua missão oficial no Consulado Geral do Japão em São Paulo, durante o período de 2 anos e 9 meses.

“Sintam-se todos muito bem vindos nesta noite, que mistura os sentimentos: a alegria de rever tantos amigos e o sabor amargo de uma despedida. Despedida de um amigo dedicado, vibrante e comprometido com os laços entre Brasil e Japão; obrigado por todo empenho e dedicação. A tristeza dessa noite será consolada com a certeza de que muito em breve, iremos reencontrá-lo brilhando por outros caminhos”, declarou Jairo em suas palavras.

Além do presidente, a Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho foi representada pelos ex-bolsistas Kazuo Watanabe, Kiyoshi Harada, André Kondo, Walter Ihoshi, Rodrigo Ashiuchi, Márcia Nakano e Aurélio Nomura, e também por Tério Uehara. “O cônsul Noguchi foi um dos mais ativos e mais próximos representantes do governo japonês junto à comunidade, sempre acessível e com uma simplicidade que cativa as pessoas, e só podemos agradecer imensamente por esse convívio”, resumiu o futuro presidente, que assume o cargo no dia 21 de julho.

“Estou emocionado ouvindo as palavras de todos. Acredito que não existe em outros países uma Associação de Ex-bolsistas tão ativa. O governo japonês tem a convicção de que o programa Gaimusho Kenshusei é muito importante, formando políticos, juristas, engenheiros e profissionais de muitos campos, que não estão trabalhando apenas para a comunidade nikkei, mas para a melhoria da sociedade brasileira. É um orgulho para o governo japonês ver que a associação mantém muitas atividades e contribui para a aproximação entre Japão e Brasil. Espero que essa amizade continue para sempre”, afirmou o cônsul geral em seu discurso.

O encontro reuniu mais de 60 participantes e foi encerrado com um brinde virtual, conduzido pelo ex-bolsista Massami Uyeda. Agradecemos a todos pela participação e parabenizamos a comissão organizadora do evento pelo sucesso do Encontro, desejando muita saúde, alegrias e realizações ao cônsul Noguchi e um retorno tranquilo ao Japão.