Japanologia está com inscrições abertas para os cursos 2021

O que é a cultura japonesa para você?

Certamente a culinária, as danças, os costumes, as artes e todos os elementos que compõem a cultura do Japão são apaixonantes, mas muitas vezes a gente acaba enxergando apenas o estereótipo do que é o Japão, especialmente na mídia. E afinal, qual a melhor solução para conhecermos a essência do Japão? Disseminar conhecimento!

O especialista Victor Hugo Kebbe ministra há anos aulas e palestras para mostrar como as nossas leituras e percepções do Japão são – em muitos casos – envoltos em estereótipos e preconceitos. Essa “neblina orientalista” é um obstáculo que nos impede de conhecer o Japão.

O ano começa com a Japan 2021, uma nova série de cursos da Japanologia, com o objetivo de ampliar essas discussões sobre a cultura e sociedade japonesa dos dias de hoje, com referencial teórico dos Estudos Japoneses (日本研究) para ampliar o olhar com o estudo das Ciências Humanas.

Faz 3 anos que venho ministrando estes cursos livres, e tenho notado um número cada vez maior de pessoas interessadas, principalmente de descendentes de japoneses e okinawanos, o que me deixou muito surpreso e muito feliz. As pessoas têm me procurado querendo aprender sobre história da imigração japonesa e okinawana, sobre questões do cotidiano e como um antropólogo enxerga algumas questões sobre cultura japonesa e ryukyuana. Quando começou a pandemia, passei a dar estas aulas online e, por conta da internet, pude alcançar alunos de todo o Brasil e, inclusive, Japão!”, explica.

Japan 2021 – Introdução à Sociedade Japonesa

Em janeiro, no curso “Introdução à Sociedade Japonesa“, o professor Kebbe propõe análises antropológicas e sociológicas sobre a sociedade japonesa contemporânea, confrontando perspectivas nipônicas e não nipônicas sobre o tema para abordar temas como diversidade, classe, gênero, família, mundo do trabalho e cotidiano.

“A minha meta, desde sempre, tem sido afastar os estereótipos que se tem sobre o Japão e que atrapalham a gente no entendimento do país e da tão falada ´cultura japonesa´. Dessa vez eu quero dar essa guinada, me voltando para aspectos da vida cotidiana contemporânea. O material utilizado faz parte dos Estudos Japoneses e que trouxe do Japão. Nesse primeiro curso da série eu farei uma Introdução à Sociedade Japonesa, e nos próximos módulos vamos abordar e detalhar temas específicos”, adianta o professor.

Os cursos são abertos a todos os membros da comunidade, independentemente da sua escolaridade, e recorre a leituras de várias áreas do conhecimento, sendo útil para todos aqueles que se interessem em Ciências Humanas, em especial Antropologia Social, História, Psicologia e Sociologia. Em tempos de pandemia, as aulas serão ministradas online.

Num primeiro momento eu imaginei que as pessoas não fossem demonstrar tanto interesse, mas ocorreu o contrário: não só aumentou o número de interessados, como tive vários pedidos sobre temas a serem trabalhados em cursos futuros. Tenho notado que, mesmo num período tão difícil, de pandemia e crise econômica, muitas pessoas têm demonstrado interesse em continuar estudando e aprendendo, o que eu acho notável. Para mim, enquanto pesquisador e professor da área, dar aula para tantas pessoas interessadas tem sido bastante recompensador. Me parece uma grande oportunidade para levar os conhecimentos que obtive estudando ou fazendo pesquisa aqui e no Japão para fora das universidades“, comenta Victor.

Leituras Avançadas – Okinawa

Este curso da série Leituras Avançadas fala sobre a província de Okinawa, apresentando várias análises sobre sua cultura, religião e tradições, visando compreender a história, identidade, práticas religiosas e sociedade de Okinawa, tendo como referência os trabalhos clássicos de George Kerr e Arne Rokkum. O curso é aberto a todos os membros da comunidade e será ministrado online.

A série tem 3 módulos e foi um sucesso tremendo. Foi a primeira vez que dei aula para gente de fora do estado de São Paulo, chegando em Campo Grande/MS. São aulas mais específicas e fazendo uma análise detida de vários aspectos da cultura ryukyuana. Em cada módulo eu seleciono dois pesquisadores do tema e apresento seus trabalhos, fazendo também os meus apontamentos enquanto pesquisador. A grande maioria do material que uso em aula eu trouxe do Japão, sendo que alguns são inacessíveis aqui no Brasil. Tem sido muito legal o feedback. O bate-papo com os alunos também tem sido fundamental, sendo um imenso aprendizado. Estou bem animado! Anunciei nas redes sociais da Japanologia os cursos e foi questão de segundos para que os e-mails começassem a chegar! Fico feliz que estes cursos tenham despertado o interesse de todo mundo”, finaliza o professor.

Japan 2021 – Introdução à Sociedade Japonesa
Datas: 23/01, 30/01, 06/02 e 13/02 (sábados)
Horário: 10h às 12h
Valores, inscrições e informações: acenbsc@gmail.com

Leituras Avançadas – Okinawa
Datas: 19/01, 26/01, 02/02 e 09/02 (terças)
Horário: 20h às 22h
Valores, inscrições e informações: acenbsc@gmail.com

Os cursos serão ministrados online, pelo zoom.
Será emitido certificado de participação e o conteúdo poderá ser acessado posteriormente offline.

Facilitador

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe – Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); atuou como pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão), como pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); Pós- Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University. Editor do japanologia.com.

Cursos ACENB e Japanologia

A parceria entre a Biblioteca Temática da ACENB São Carlos e a Japanologia completou três anos em 2020, levando à comunidade nipodescendente várias discussões envolvendo a cultura japonesa sob diferentes frentes. Os cursos têm sido ministrados ininterruptamente ao longo destes anos, contribuindo para o entendimento da cultura e sociedade japonesa. Em 2020 os cursos passam a ser ministrados online, abertos a todos os interessados e alcançando alunos em várias partes do Brasil e Japão.

Mais informações: www.japanologia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *