11 de agosto de 2020

Japão no Nordeste reúne entidades nikkeis de todo Nordeste

Por Erika Yamauti

Está chegando o dia! Dias 29 e 30 de agosto acontece a live JAPÃO NO NORDESTE, com música, dança, culinária, origami, artes marciais, oficinas e muito mais, reunindo as principais entidades nikkeis de todo Nordeste.

O JAPÃO NO NORDESTE – LIVE, é um evento online, organizado pela ANISA – Associação Cultural Nippo Brasileira de Salvador em parceria com diversas associações e entidades nikkeis da região Nordeste.

Tradicionalmente, o sul e o sudeste brasileiro concentram o maior movimento de divulgação da cultura japonesa, mas existem muitos projetos que ocorrem nas capitais e municípios do Nordeste, como o Festival da Cultura Japonesa de Salvador, a Feira Japonesa do Recife, o Festival do Japão da Paraíba, dentre outros, eventos que em sua maioria foram adiados, em decorrência da pandemia da COVID 19.

“Os baianos gostam muito da cultura japonesa, e esse é o único evento na Bahia, então sentimos que precisávamos fazer algo em prol da divulgação da cultura japonesa. O objetivo nosso é divulgar o Nordeste para o Brasil todo. Muita gente não sabe que em João Pessoa, Fortaleza, existe uma associação nikkei. E além de divulgar para o Brasil, queremos fortalecer o nosso Nordeste”, explica Lika Kawano, presidente da ANISA, Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador e coordenadora geral da live.

A live será uma forma de continuar a compartilhar a cultura japonesa, de forma mais ampla, em uma plataforma streaming, integrando e fortalecendo as diversas entidades, ao propor inovações tecnológicas! “A nossa expectativa é a melhor possível, vamos mostrar algo diferente, e a é importante destacar a participação das associações nas atividades, por exemplo, o workshop de culinária será de Aracaju/SE; o Ikebana de Recife/PE; e o Furoshiki, de Natal/RN”

A programação do Japão no Nordeste terá atrações especiais, como performance da premiada Isa Toyota e Takeshi Nishimura, além de grupos de taikô da região nordeste e de São Paulo, desfile cosplay, dentre outros. As principais manifestações culturais, como origami, orinuno, culinária e shodô serão contempladas com a realização de oficinas. As artes marciais, kenko taisso, beisebol e gateball também estarão presentes neste encontro online! Participe e siga as redes sociais do Japão no Nordeste!

SERVIÇO:
Japão no Nordeste – LIVE

Onde: plataforma do You Tube: bit.ly/japaononordeste
Quando: sábado e domingo – 29 de agosto e 30 de agosto de 2020
Horários: 15h às 18h (sábado e domingo)

Contatos: http://www.japaononordeste.com.br
www.facebook.com/japaononordeste
www.instagram.com/japaononordeste