Jovens lançam site completo, com informações das 47 províncias do Japão

Quando a gente tem uma curiosidade sobre o Japão, onde vamos procurar? No Google, correto? Mas você sabia que existem 47 províncias no Japão, e que cada uma delas possui características diferentes, algo parecido com os 27 estados do Brasil (no caso, 26 estados e Distrito Federal)?

O Brasil é o único país do mundo que possui representantes de todas as 47 províncias, e a força conjunta dessas 47 associações de províncias, reunidas na Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, é o que possibilitou a criação do Festival do Japão, considerado um dos maiores eventos de cultura japonesa do mundo!

As províncias do Japão são divididas em blocos, e cada uma possui uma cultura regional. Imagine como seria interessante criar uma plataforma para reunir todas essas informações em um lugar só! E um time de jovens voluntários, representando os kenjinkais (associações de províncias) conseguiu vencer esse desafio e lançar essa plataforma!

O portal 47cultural foi lançado no dia 07 de novembro, durante a live do Festival do Japão. O público pode acessar www.47cultural.com.br para conhecer a cultura típica das 47 províncias do Japão, com dicas de turismo, curiosidades, pratos típicos e informações sobre as províncias. Acesse o site e fique muito bem informado!

Portal 47cultural reúne informações das 47 províncias do Japão

Desafio e inovação

Esse projeto foi resultado do trabalho conjunto entre a Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil e os jovens líderes das associações de províncias (kenjinkais), e foi criado para a divulgação da cultura das províncias do Japão no Brasil, propondo inovação, tecnologia e amplo diálogo entre as gerações, privilegiando a mobilidade.

“O 47cultural é um site que reúne conteúdos culturais das 47 províncias do Japão. É um projeto que nasceu com o objetivo de enaltecer os kenjinkais e difundir o universo cultural de cada um deles para a comunidade brasileira. Foram meses de desenvolvimento e um esforço muito grande por parte de todo o grupo para entregar um projeto que representasse o nosso carinho e admiração pela cultura japonesa e kenjinkais”, resume Caio Yuzo Higashino, coordenador do projeto e voluntário do Ishikawa Kenjinkai.

Gastronomia das províncias

O primeiro tema do site é a gastronomia, com as receitas secretas dos pratos típicos de cada província, aquelas que a gente só encontra no Festival do Japão!

“Abordamos receita, histórico e curiosidades de pratos típicos que representam cada umas das 47 províncias do Japão. A gastronomia sempre foi a principal contribuição dos kenjinkais para o Festival do Japão e foi daí também que todo o evento nasceu. Com a pandemia e o isolamento social não podemos nos reunir e degustar os pratos no evento presencial, mas com o 47cultural o público pode fazer as receitas sem sair de casa!”, completa Caio.

O portal traz as receitas de pratos típicos de cada província japonesa

Próximos passos

O projeto prevê novos temas. “O 47cultural abordará novos temas no futuro, sempre relacionados às 47 províncias e suas associações aqui no Brasil. Pouco a pouco vamos construir um acervo cultural que represente a cultura dos kenjinkais e suas províncias. Todo esse trabalho não seria possível sem a ajuda das associações, que tiveram um papel importantíssimo no fornecimento do material, e dos voluntários, que organizaram, complementaram e padronizaram todo o conteúdo. Ficamos muito felizes com o resultado e acreditamos que o projeto possa ajudar os nossos kenjinkais a manter o seu legado cultural para as próximas gerações”, finaliza Caio.

Equipe do portal 47 Cultural

Portal 47cultural:
www.47cultural.com.br
Instagram e facebook: @47cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *