29 de abril de 2020

Confira o resumo da webinar do NEB com empresários nikkeis para discutir crise do Covid-19

Por Erika Yamauti

Um encontro para refletir sobre as tendências e as mudanças que estamos vivendo atualmente. O grupo NEB (Nikkey Empreendedores do Brasil) realizou no dia 28 de abril uma webinar com a visão de 5 empresários nikkeis, de diferentes mercados, sobre o momento atual de turbulência do Covid-19.

“Uma revolução que aconteceria em alguns anos está acontecendo em 2 meses, e estamos vendo novos hábitos sendo incorporados”, ressaltou o moderador do encontro, MÁRIO NARITA, CEO da Narita Strategy Design.

O evento reuniu empresários nikkeis de destaque, para falar sobre como seus negócios estão sendo impactados pelo coronavirus, e oferecer insights aos participantes.

MÁRCIA OURA
Atua no segmento de moda infantil (Green) com lojas próprias, franquias, clientes multimarcas e e-commerce;

“Verificamos que existe uma conscientização da atuação priorizando o senso coletivo. Suspendemos todo o nosso faturamento, conversamos com os fornecedores, sempre pensando no coletivo. Tinha um certo preconceito com o mundo digital, e para mim, foi uma boa surpresa porque agora, no digital, tenho me sentido muito mais próxima dos meus parceiros, consigo expressar os valores da empresa e engajar a equipe com muito mais facilidade que no passado. E precisamos focar em como vamos sair desse período de lockdown, precisamos entender esse cenário, não existe fórmula” 

GIOJI OKUHARA
CEO de empresas como Danone, Faber-Castell, Herbalife, entre outras. Atualmente é membro de conselhos de Administração de empresas familiares e mentor de CEOs no YPO (Organização Global de Ex-Presidentes)

“O mundo vai estar cada vez mais complexo, volátil e interconectado, com o consumidor muito mais sensível ao preço, com o digital em alta no cenário de dólar forte, com cenário político conturbado e economia em queda. Os setores de Entretenimento, turismo e lazer serão os mais impactados. O digital é um canal que está crescendo muito e que vai continuar a crescer, tanto no delivery e os empresários podem desenvolver produtos mais práticos, trabalhar promoções

ROBERTO OHARA
Diretor comercial e membro do conselho de sócios da Sakura Nakaya Alimentos, presente em mais de 100 mil pontos de vendas e exportando para 22 países. É também sócio fundador e membro do conselho de administração do Grupo Trendfoods (China in Box e Gendai).

“O impacto que sentimos foi uma queda brutal e imediata nas vendas para os restaurantes e aumento nas vendas de varejo. Logo de início, buscamos assegurar a segurança de todos e também a continuidade das operações, implantando novos protocolos, melhorar a digitalização dos processos. Vamos buscar engajamento e gestão de pessoas e continuar dando apoio para os segmentos mais afetados, e rever as estratégias de marcas, canais e produtos, buscando o alinhamento da organização como um todo”

MINORU KAMACHI
Atua no segmento de perfumaria (Soneda), com 29 lojas de rua e 1 em shopping;

“No primeiro momento, os funcionários entraram em férias coletivas. A nossa empresa trabalha muito o conceito de capital relacional, tentamos saber quem é o ´CPF´por trás do ´CNPJ´, ter uma relação próxima com os fornecedores e nessa crise foi muito valoroso, pois no momento em que mais precisávamos, a ajuda veio. Estamos na era da empatia, o mundo não vai voltar ao normal, teremos um novo normal, buscando informação, estudar para nos adaptar, fazer a lição de casa. A Soneda vai lançar o e-commerce no dia 04 de maio, como tinha sido planejado anteriormente” 

JORGE YAMANISKI
Atua no segmento de venda porta a porta (Hiroshima) com mais de 5 mil ítens no catálogo e 300 mil revendedores, possuindo também uma imobiliária (Patrimônio) com operações no Nordeste e Norte, além de revendas de automóveis (Osten) com as marcas BMW, Jaguar, Land Rover, Jeep e Triumph.

“Temos muitas incertezas, a demanda será muito penalizada, as pessoas estarão com receio de consumir, desemprego e confiança para baixo, portanto propensão ao consumo caindo muito. Antes o curtíssimo prazo seria de 90 dias, e hoje falamos em 10 dias, 20 dias, não conseguimos tomar decisões que avancem muito mais do que isso. A preservação de caixa deve ser a prioridade. Infelizmente a maioria das empresas já foi afetada”

webinar reuniu internautas de São Paulo, Brasília, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, e até de países como Japão e Canadá, e foi encerrada com uma sessão de perguntas e respostas.

Você pode assistir a webinar completa pelo linkhttps://www.youtube.com/watch?v=pfmzh7kDVso

E na próxima terça-feira, dia 05 de maio, às 18h30, o tema da webinar será “Consultório Jurídico na crise do Covid-19“, com os advogados Marcio Yoshida, Massami Uyeda Jr, Diogo Nomura Neto e Alexandre Kita.

https://www.youtube.com/watch?v=pfmzh7kDVso