13 de julho de 2020

Monja Coen e Telma Shiraishi fazem live inspiradora, sobre propósito e liderança

Por Erika Yamauti

Um encontro inspirador, com a chef Telma Shiraishi e a Monja Coen. Elas participaram no dia 11 de julho de uma live organizada pelo Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, com o tema “Alimentando a Alma“, abordando os Caminhos para uma Liderança Transformadora.

O evento foi conduzido por Sandra Hayashida e Márcia Nakano, voluntárias do Movimento Água no Feijão. A live arrecadou doações para o Movimento Água no FeijãoVER – Voluntariado Emílio Ribas e Campanha Amigo do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social pelo site http://amigo.doareacao.com.br.

Durante a live, temas como liderança, propósito, essência da cultura japonesa e a participação da mulher em ambientes tradicionalmente masculinos foram abordados.

A monja Coen refletiu sobre sua experiência no estudo do zen budismo nos Estados Unidos e no Japão e como foi o retorno ao Brasil e também falou sobre a adaptação necessária das práticas, nesse período de quarentena.

Telma Shiraishi falou sobre como encontrou seu propósito na cozinha, depois de ter passado por áreas diversas, como medicina e moda, e sobre o que aprendeu em suas pesquisas. “O que me alimenta é alimentar os outros. O mais importante é o respeito e a consciência do trabalho de muitas conexões, até que o alimento chegue a você. Alimentar as pessoas que precisam é o que está alimentando a minha alma agora”, resumiu a chef.

A chef relembrou o início do Movimento Água no Feijão: “Em menos de um mês reunimos mais de 60 voluntários e conseguimos apoio de pessoas físicas e de empresas do Brasil e o Japão, tem sido muito impressionante. A pureza do nosso propósito está tocando as pessoas, e acredito que esse é o novo modelo de liderança, se engajar com o coração, incluir, fazer conexões. Esse é o verdadeiro alimento da alma. Podemos estender a mão para outras pessoas e espero que inspire os outros”, finalizou.

O evento foi uma realização do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social com apoio do JCI Brasil Japão, e pode ser assistido nesse link: