Mostra apresenta a beleza do artesanato de Tohoku

A Embaixada do Japão no Brasil e a Fundação Japão apresentam até 30 de janeiro, na CAIXA Cultural Brasília, a exposição itinerante A Beleza do Artesanato de Tohoku. A entrada é gratuita e a mostra fica aberta ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 19h.

A exposição convida o público da capital a mergulhar no mundo diverso das tradições da região nordeste do arquipélago japonês, por meio de um acervo composto por 70 trabalhos preservados e originais, entre cerâmicas, lacas, têxteis e itens de madeira, bambu e metal.

Concebida em memória ao terremoto e tsunami que atingiram o nordeste Japão em 2011, a exposição já foi exibida em países como Alemanha, Itália e Egito, e agora completa dez anos como um registro da beleza atemporal e força representadas nos trabalhos manuais tradicional da região. Em 2021, a mostra chegou ao Brasil, com passagens pelo Rio de Janeiro e por Curitiba.

Embora seja focada em uma das oito grandes regiões japonesas, a exposição abre uma verdadeira janela para a arte do país ao reunir um acervo de algumas das técnicas de artes manuais de alto padrão que foram passadas para gerações seguintes em várias partes do Japão.

Além de itens seculares preservados do artesanato histórico local, a mostra também inclui trabalhos criados por novos artistas que se inspiraram na beleza das habilidades da arte popular, refletindo o ambiente cultural e o espírito de Tohoku.

Para informações sobre protocolos sanitários e lotação do espaço, entre em contato pelo telefone (61) 3206-9448. Saiba mais sobre a mostra clicando aqui.

A Beleza do Artesanato de Tohoku
Data: 11/01/2022 a 30/01/2022
Horário: terça a domingo, de 9h às 19h
Local: Galeria Vitrine – CAIXA Cultural Brasília
SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4 – Brasília – DF
Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *