20 de novembro de 2020

Movimento Tsuru – Ação pela Vida une as pessoas e convida para intervenção artística

Por Erika Yamauti

Uma grande ação do bem, pela arte e pela vida, está fortalecendo as pessoas e as amizades durante essa pandemia. Desde o dia 31 de março, a professora Thais Kato está organizando lives diárias no Instagram (@thaiskatorigami), de segunda a sábado às 9h30, convidando as pessoas a dobrarem um Tsuru (grou), no Movimento Tsuru – Ação pela Vida.

E no próximo domingo, 22/11, às 9h30, todos podem participar da Intervenção artística do movimento “Tsuru – Ação pela Vida”. Para participar é muito fácil: dobre 5 Tsurus brancos com um fio vermelho, presenteie 5 pessoas e não se esqueça de participar da Live especial, no domingo, 22/11, às 9h30, pelo perfil @thaiskatorigami no Instagram. A ação foi inspirada na lenda japonesa do “akai ito”, pela qual os japoneses acreditam que um fio vermelho conecta as pessoas que fazem parte das nossas vidas.

A iniciativa do Movimento Tsuru Ação pela Vida começou em março, quando uma seguidora sugeriu que Thais organizasse lives para dobrar um origami de tsuru por dia, pois essa dobradura simboliza a longevidade e a esperança na cultura japonesa. A ideia era interessante, e a professora assumiu o compromisso de organizar uma live diária desde então.

Com os primeiros 45 dias de lives diárias pela manhã (sempre às 9h30), foi alcançada a meta de 1.000 hashtags #tsuruacaopelavida, com referência ao número da Lenda do Tsuru: segundo a cultura japonesa, ao dobrarmos mil pássaros, nossos desejos serão realizados.

As lives sempre ressaltam os três pontos essenciais do projeto: desejar saúde e paz para toda a humanidade neste momento da pandemia; trazer tranquilidade e alegria ao coração das pessoas através do fazer a dobradura à mão; e postar a foto do Tsuru dobrado, com a hashtag #tsuruacaopelavida.

Thais já ultrapassou a respeitável marca de mais de 150 lives transmitidas, sempre com encontros divertidos e animados, que reúnem artistas, personalidades, professores de origami, amigos, representantes de entidades da comunidade nipo-brasileira e até mesmo convidados internacionais.

Além de reunir as pessoas diariamente para um encontro leve e descontraído, a dinâmica do Tsuru – Ação pela Vida possibilitou a criação de uma rede de apoio, na qual os usuários podem se acompanhar mutuamente e formar uma comunidade, mesmo à distância. Essa interação diária acabou criando amizades e fortalecendo laços.

Esse momento inspirou uma nova mobilização de Thais, agora com a participação ativa dos seguidores: o lançamento do Curso Online do Tsuru – Ação pela Vida, e novos projetos estão sendo planejados. “Desejando tornar algo que está nos fazendo tão bem em uma ajuda concreta, nos unimos para criar um curso online, com alguns dos diversos Tsurus que fizemos ao longo destas dezenas de lives pelo Instagram”, lembra Thais.

“Muitas pessoas contribuíram com vídeos de passo a passo dos Tsurus para a construção do curso. Muitos nunca haviam feito um vídeo antes! Este propósito maior impulsionou-nos a fazer o que fosse preciso. Então, sugerimos que, além de aproveitar o aprendizado das dobraduras, o aluno deixe-se tocar pelo carinho de cada pessoa que desenvolveu aquela aula”, explica.

O curso pode ser adquirido acessando o link www.bit.ly/cursotsuruacaopelavida  e custa 15 reais. Os créditos dos instrutores estão abaixo de cada vídeo, e muitos aceitam encomendas ou ministram aulas para grupos ou em particular.

“Esperamos que este Curso Online Tsuru – Ação pela Vida possa transformar seus momentos, seu olhar e até mesmo sua vida da melhor maneira possível. Não hesite em conhecer um pouco mais do perfil de cada um dos instrutores, acessando as suas redes sociais. Ficaremos muito felizes também com esta retribuição de carinho”, convida Thais.

A aquisição do curso beneficia integralmente a Casa de Repouso da Grande Harmonia. Inaugurada em 2009, conta com 14 alojamentos que comportam 28 residentes. Com toda a estrutura para uma permanência feliz, como refeitório, cozinha, atendimento médico, dentário e psicológico, área para exercícios, área de convivência, sala de orações, biblioteca e área para terapia ocupacional.

A Seicho-no-Iê do Brasil provê a alimentação dos internos, porém a principal fonte de recursos são as contribuições de mantenedores, que reduziram consideravelmente por conta da pandemia do novo coronavírus. Saiba mais sobre o projeto em www.sni.org.br/casaderepouso.

Serviço:
Lives de segunda a sabado – MovimentoTsuru Ação pela Vida
Instagram @tsuruacaopelavida
Horário: 09h30

Curso Online
Tsuru – Ação pela Vida
www.bit.ly/cursotsuruacaopelavida

Sobre a artista
Consolidou sua empresa especializada em origamis em exposições pioneiras de feiras pelo Brasil, amplamente comentadas em jornais como a Folha de São Paulo, Estadão e revistas diversas. Teve seu trabalho exibido em programas de TV, além de apresentar seminários sobre criatividade na ZUPI, para designers, e na FGV, para os futuros administradores. Passou a atuar também em eventos motivacionais, associando as qualidades exigidas para o origami com a vida profissional de colaboradores de grandes empresas. É professora de Orinuno na Aliança Cultural Brasil-Japão, em São Paulo.