Seminário Holocausto Nunca Mais rememora a barbárie do nazismo

Em 2022, completam-se 77 anos que os campos de concentração e de extermínio da Alemanha nazista foram libertados, além do fim da II Guerra Mundial. Em rememoração ao Holocausto e para que esse episódio nunca mais se repita, a Oriente-se Produções Artísticas realiza ao longo do mês de março um seminário com 8 encontros, sendo 7 palestras seguida de debates e a exibição de um documentário com 10 sobreviventes do Holocausto.

O destaque é para o documentário “Não Mais Silêncio” de Marcio Pitliuk e Luiz Rampazzo. O filme apresenta os horrores do Holocausto através da memória de 10 sobreviventes, como se fosse a visão de crianças (a idade que eles tinham no período da guerra). O terror visto pelo olhar infantil.

Durante 67 minutos ouvimos as recordações de Ariella Segre – italiana, Marika Gidali – húngara, Rita Braun – polonesa, Joshua Strul – romeno, George Legmann – romeno, Tomas Venetianer – eslovaco, Stefan Lippman – alemão, Nanete Konig – holandesa, Andor Stern – brasileiro e Daniel Roth – polonês. Todos vieram para o Brasil após a guerra.

O filme deu voz aos sobreviventes, que puderam colocar para fora os seus sentimentos guardados há dezenas de anos, relatar seus momentos mais dramáticos, seus sofrimentos e as dificuldades que passaram até a libertação. É um filme fundamental para as novas gerações que não terão o privilégio de conhecer pessoalmente os sobreviventes.

O seminário é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Oriente-se Produções Artísticas através do prêmio Proac Expresso Lab 2021, dentro do projeto Sobreviventes do Holocausto para informação, conscientização e preparação para a montagem de um espetáculo realizado com os próprios sobreviventes do Holocausto, sob direção artística e coordenação de Rogério Nagai.

O diretor  também dirige o espetáculo “Os Três Sobreviventes de Hiroshima” realizado com os próprios sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima residentes no Brasil, que deu início ao projeto Sobreviventes pela Paz. O tema Holocausto é a segunda fase da pesquisa, que tem por objetivo colocar sobreviventes em cena para que esses crimes contra a humanidade nunca mais aconteçam.

Já o filme é realizado com apoio da Lei Rouanet: Plano anual do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto 2019. PRONAC 184515.

Abaixo a programação completa do evento:

08/03 às 20h (terça feira) – O antissemitismo na Europa no pré-holocausto – Prof. Dr. Gabriel Steinberg;

09/03 às 20h (quarta feira) – A ascensão do Nazifascismo e o boicote aos judeus – Marcio Pitliuk;

15/03 às 20h (terça feira) – Os guetos, a política de segregação na Alemanha Nazista e a liberdade de expressão na atualidade – Prof. Dr. Flávio de Leão Bastos Pereira;

16/03 às 20h (quarta feira) – A deportação aos campos e a Solução Final – Profa. Ms. Ilana Rabinovici Iglicky;

22/03 às 20h (terça feira) – O Teatro de Resistência durante o Holocausto – Prof. Dra. Leslie Marko;

23/03 às 20h (quarta feira) – Os justos entre as nações e a memória do Holocausto; – Profa. Ms. Sarita Mucinic Sarue;

29/03 às 20h (terça feira) – A importância do ensino do Holocausto nas Escolas; – Prof. Gabriel Pierin;

30/03 às 17h30 (terça feira) – Visita monitorada ao Memorial do Holocausto; 19h – Exibição do filme com debate com os diretores após a exibição.

Obs.: Todo o evento é gratuito e as palestras serão todas online. A exibição do filme será presencial. Inscrições através da plataforma Sympla abaixo:

Seminário: https://www.sympla.com.br/evento-online/seminario-holocausto-nunca-mais/1484072

Filme: https://www.sympla.com.br/exibicao-do-documentario-nao-mais-silencio–visita-monitorada-e-bate-papo-com-diretores__1489508

Serviço

Seminário “Holocausto Nunca Mais!” – 7 palestras com especialistas com temas sobre o Holocausto com duração de 60 minutos. Palestrantes: Prof. Dr. Gabriel Steinberg, Marcio Pitliuk, Prof. Dr. Flávio de Leão Bastos Pereira, Profa. Ms. Ilana Rabinovici Iglicky, Prof. Dra. Leslie Marko, Profa. Ms. Sarita Mucinic Sarue e Prof. Gabriel Pierin.

Mediação: Rogério Nagai.

Duração: 60 min. cada palestra.

Classificação indicativa:  Livre.

Inscrição gratuita.

Filme “Não Mais Silêncio” de Marcio Pitliuk e Luiz Rampazzo. Com os sobreviventes Ariella Segre – italiana, Marika Gidali – húngara, Rita Braun – polonesa, Joshua Strul – romeno, George Legmann – romeno, Tomas Venetianer – eslovaco, Stefan Lippman – alemão, Nanete Konig – holandesa, Andor Stern – brasileiro e Daniel Roth – polonês.

Produção: Memorial do Holocausto de São Paulo.

Diretores: Marcio Pitliuk e Luiz Rampazzo.

Duração: 67 min.

Gênero:  Documentário.

Classificação indicativa:  Livre.

Entrada franca.

Única exibição:

30 de março de 2022 (quarta às 19h) – antes visita monitorada às 17h30

Memorial do Holocausto de São Paulo

Rua da Graça, 160 – Bom Retiro, São Paulo – SP.

Capacidade 45 lugares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *