XV Taiko Fest Kawasuji acontece no dia 21 de janeiro, em SBC

No dia 21 de janeiro, um grande evento retoma o formato presencial após mais de dois anos, para reunir os principais tocadores de taiko do Brasil. É a 15º edição do Taiko Fest Kawasuji, que acontece no Cenforpe (Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Planalto, São Bernardo do Campo), com workshops no período da manhã e apresentação dos grupos no período da tarde.

O festival será realizado para celebrar o estilo Kawasuji (川筋), que significa correnteza do rio. É um estilo de taiko originário da província de Fukuoka, no sul do Japão, trazido ao Brasil pelo professor Yukihisa Oda, que veio ao país pela JICA (Japan Internacional Cooperation Agency) no ano de 2002, e se tornou um dos principais responsáveis pela popularização do wadaiko no Brasil.

Até o momento, estão confirmados no Taiko Fest os grupos Mitsuba (Campinas/SP), Wakadaiko (Maringá/PR), Shouryuu (Bastos/SP), Shinkyo Daiko (São Caetano do Sul/SP) e Seishin Daiko (Dracena/SP).

Unidos pelo sentimento de manter a energia do taiko viva, os grupos Mizuho Wadaiko e Kien Daiko estão preparando o evento. O Mizuho possui cerca de 30 tocadores, de diferentes faixas etárias, e completa 20 anos em 2023. Já o grupo Kien Daiko realiza apresentações em vários festivais, eventos corporativos e projetos solidários, divulgando a arte do Taiko.!

O XV Taiko Fest Kawasuji acontecerá no CENFORPE, local que sedia anualmente o Festival do Japão em São Bernardo, entre diversos outros eventos. O local foi cedido gratuitamente pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, com apoio de Kunime Iwamoto, Morio Minami, Helena Nagima e do vereador Hiroyuki Minami.

XV Taiko Fest Kawasuji
Data: 21 de janeiro (sábado)
Local: CENFORPE
Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Planalto, São Bernardo do Campo – SP
Informações: https://www.instagram.com/xvtaikofestkawasuji/

Deixe um comentário